quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vale do Ribeira

Vale do Ribeira: patrimônio da humanidade, embora localizado em dois dos estados mais urbanizados do País, SP e PR. Em São Paulo o Vale é composto por 23 municípios, destacando-se pelo alto grau de preservação de suas matas e por sua grande diversidade ecológica.
Seus mais de 2,1 milhões de hectares de florestas equivalem a aproximadamente 21% dos remanescentes de Mata Atlântica existentes no Brasil, transformando-o na maior área contínua desse importante ecossistema em todo o País. Nesse conjunto de áreas preservadas são encontradas não apenas florestas, mas importantes remanescentes de restingas - são 150 mil hectares - e de manguezais - 17 mil hectares - praias, são dezenas de kms. O patrimônio cultural é igualmente valioso. Em seu território concentra-se o maior número de comunidades remanescentes de quilombos de todo o estado. Comunidades caiçaras, índios Guarani, pescadores tradicionais e pequenos produtores rurais.
Trata-se de uma diversidade cultural raramente encontrada em locais tão próximos de regiões altamente urbanizadas, como São Paulo e Curitiba.

ÁREAS PROTEGIDAS
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), juntamente com as unidades de conservação vizinhas - Parque Estadual Intervales, Parque Estadual Carlos Botelho e Estação Ecológica de Xitué -representam uma das áreas prioritárias da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Em associação com a Zona de Vida Silvestre da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Mar e a parte norte do Parque Estadual Jacupiranga, compõem o chamado continuum ecológico de Paranapiacaba, com mais de 120.000 ha, um dos mais significativos trechos protegidos da Mata Atlântica.



Um comentário: