sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira


O PARQUE DAS CAVERNAS

O PETAR é um dos Parques mais antigos do Estado de São Paulo, criado através do Decreto nº 32.283 de 19/05/1958 e conta com uma área de 35.712 ha, visando resguardar e proteger o rico patrimônio natural da região do Alto Ribeira, representado pela importante biodiversidade dos remanescentes de Mata Atlântica, pelos sítios paleontológicos, arqueológicos, históricos e por abrigar uma das províncias espeleológicas mais importantes do Brasil com mais de 300 cavernas cadastradas pela SBE - Sociedade Brasileira de Espeleologia.


PETAR - Mirante da Bela Vista

PETAR - Caverna Tememina

PETAR - Caverna do Couto

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Tememina

PETAR - Mirante Núcleo Santana

PETAR - Mirante Núcleo Santana

PETAR - Mirante Núcleo Santana

PETAR - Mirante Núcleo Santana

FAUNA DO PETAR

A continuidade de outras Unidades de Conservação vizinhas, como o Parque Estadual Intervales - PEI, Parque Estadual Carlos Botelho - PECB e Estação Ecológica de Xitué - EEX, aliado à existência de uma área de entorno ainda conservada, assegura à região um contínuo de mata íntegra (>200.000 ha) que permite a existência de espécies faunísticas de amplo território, como a onça-pintada, o mono-carvoeiro ou muriqui e gavião-real ou harpia. Cerca de 30 outras espécies de vertebrados encontram-se na lista de ameaçados de extinção, como a rara ave marialeque, a lontra, o cágado, entre outros.


PETAR - Iguana

Bugio

Bugio

Bugio

Bugio

PETAR - Esquilo

PETAR - Esquilo

PETAR - Urutu Dourada

PETAR - Urutu Dourada

PETAR - Trilha do Betari

PETAR - Trilha do Betari

PETAR - Trilha do Betari

PETAR - Trilha do Betari


FLORA DO PETAR

Em relação à flora, o contínuo ecológico da região permite a sobrevivência de espécies típicas de matas íntegras, como canelas, cedros, figueiras, jatobás, bucúvas, etc. Ainda, resultante do bom estado de conservação das matas, encontram-se nestas Unidades de Conservação remanescentes de palmito-juçara, considerado espécie chave na cadeia alimentar da Mata Atlântica, responsável, através de sua grande quantidade de frutos, pela alimentação de vários animais na floresta.
Grande parte de sua extração é ilegal, e esta espécie tem desaparecido das matas não protegidas. Importante também no equilíbrio desta floresta, é a rica variedade de Epífitas (bromélias, orquídeas, lianas), que colonizam os troncos e copas de árvores frondosas, sendo lar para vários tipos de invertebrados e anfíbios, que alimentam grande parte da fauna regional.


PETAR - Cogumelos

PETAR - Cogumelos

PETAR - Cogumelo

PETAR - Cogumelos

PETAR - Broto de Samambaia-Açu

PETAR - Orquídea


CAVERNAS DO PETAR

A existência de matas bem conservadas, aliadas à característica do relevo escarpado e cárstico, que faz frente aos ventos do Atlântico Sul, resulta em grandes quantidades de chuva, cuja água é armazenada e escoada por densa drenagem superficial e subterrânea. A região funciona como um enorme reservatório de água para o futuro. Deslumbrantes cachoeiras, formadas por rios cristalinos, lançam-se rumo às planícies, através de grandes altitudes.

Correndo rápido pela acentuada declividade desta porção da Serra de Paranapiacaba, as águas pluviais, saturadas de ácido carbônico proveniente de solos altamente húmicos dos seus arredores, penetram nas fissuras rochosas e desgastam continuamente o calcário, abrindo dutos e galerias, originando um dos espetáculos mais incríveis da natureza: as cavidades naturais ou cavernas calcárias. Seus impressionantes e magníficos espeleotemas (estalactites, estalagmites, cortinas, colunas, flores, etc.) atestam esta contínua e lenta evolução.


PETAR - Caverna Água Suja

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Morro Preto

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Vale do Betari

PETAR - Cachoeira do Couto

PETAR - Caverna Morro Preto

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Santana

PETAR - Caverna Água Suja

PETAR - Caverna Água Suja

PETAR - Caverna Água Suja

Todo um mundo à parte, condicionado pela ausência de luz, encerra-se nestas cavernas, com espécies adaptadas a viverem apenas nestes ambientes, os troglóbios como o bagre-cego ou o grilo cavernícola, entre outros, ou dependendo dela, troglófilos como algumas espécies de morcegos. O alimento para pequenos insetos, aracnídeos, crustáceos, peixes, entre outros, é trazido tanto pelo rio que corta a caverna, como pelas fezes dos morcegos. Esta característica aumenta ainda mais a complexidade da biodiversidade local.

Conheça mais sobre a formação das cavernas visitando o link: Cavernas.

PRESERVAÇÃO DO PETAR

Minerações ilegais, extração de palmito, caça e pesca, contaminação de rios, desmatamentos, são algumas formas de agressão que ameaçam o PETAR. Além dos trabalhos de fiscalização, os esforços de preservação têm envolvido as comunidades tradicionais que vivem na Unidade região de entorno do Parque, criando alternativas econômicas como o ecoturismo, com formação de monitores locais.

Sob a responsabilidade do Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, a implantação do PETAR é realizada por equipe técnico-administrativa e de guardas-parque (vigias e monitores), contanto com a participação do Instituto Geológico - IG, Fundação Florestal, Prefeituras Municipais de Iporanga e Apiaí, Polícia Florestal e de Mananciais, Organizações Não Governamentais (espeleológicas e ecológicas), pesquisadores científicos e um grupo voluntário de apoio, além de outras instituições.

NÚCLEOS DO PETAR

O PETAR possui quatro núcleos de visitação e apoio às atividades de fiscalização e pesquisa.

O NÚCLEO SANTANA - PETAR

Localiza-se no Vale do Rio Betari, uma das paisagens mais notáveis da região. Oferece diferentes roteiros de visitação tais como a Caverna Santana, a trilha do Betari (Cavernas Água Suja e Cafezal, Torre de Pedra e as cachoeiras Andorinhas e Beija-Flor) e a trilha do Morro Preto (Cavernas Morro Preto e Couto e a cachoeira do Couto).

O NÚCLEO OURO GROSSO - PETAR

Situado próximo ao bairro da Serra (Vale do Betari), conta com um centro de Educação Ambiental para o desenvolvimento de atividades junto à comunidade local e a rede escolar, além de atendimento aos grupos que executam trabalhos interpretação ambiental, possuindo um pequeno museu com utensílios tradicionais da região.

O NÚCLEO CASA DE PEDRA - PETAR

Através de uma bela trilha, dá acesso para uma das cavernas com um dos maiores pórticos de entrada do mundo (215 metros de altura) - a caverna Casa de Pedra. O Núcleo conta com uma base de fiscalização e controle turístico, localizada no Vale do Rio Iporanga.

O NÚCLEO CABOCLOS - PETAR

Localiza-se na região central do Parque. Com relevo de planalto e altitude mais elevada, constitui-se ponto de partida para visitas em cavernas (Chapéu, Aranhas e Tememina) cachoeiras (Sete Reis e Maximiniano) e outros atrativos. Apresenta infra-estrutura com área de acampamento, sanitários e lavanderia.

NORMAS GERAIS DO PETAR


  • Horário de visita aos Núcleos: de terça a domingo, das 8h às 17h;
  • Antes de sair para seu passeio, preencha a Ficha de Visitação junto ao Posto de Guias e oriente-se com os funcionários. A visitação somente é permitida nos roteiros turísticos pré-determinados;
  • É fundamental que um Monitor Ambiental credenciado faça o acompanhamento;
  • São cobrados dos visitantes, taxa de ingresso e de monitoria para áreas de visitação extensiva (solicitação prévia - danilopetar@ig.com.br);
  • Reservas de grupos organizados de excursão, devem ser feitas com devida antecedência;
  • É obrigatória a utilização de vestuário adequado (calça comprida de tactel, camiseta cobrindo os ombros e calçado fechado) e equipamentos de segurança de acordo com o tipo de atividade pretendida;
  • Dentro da área do PETAR não é permitido o porte de qualquer espécie de arma ou de materiais destinados à caça e pesca.

DICAS E RECOMENDAÇÕES GERAIS - PETAR

  • O respeito para com o ambiente, outros visitantes e funcionários do parque, assegura um passeio agradável e proveitoso;
  • Muitos acidentes podem ser evitados pelo uso de equipamentos básicos e adequados (capacete, lanterna, calçado anti-derrapante, vestimentas confortáveis e outros);
  • Traga de volta todo o lixo que produzir, guardando-o em sacos plásticos que deverão ser depositados nos latões de lixo existentes;
  • Evite o uso de sabonete, shampoo ou derivados nos rios e cachoeiras;
  • Evite consumir bebidas alcoólicas no Parque;
  • Não retire ou colete sementes, plantas e materiais rochosos;
  • Siga pela trilha principal e não abra atalhos;
  • Nas cavernas não retire absolutamente nada, nem mesmo pedras soltas e não toque nos espeleotemas (estalactites e estalagmites) para não alterar sua formação e não sujá-los;
  • Não fume no interior da caverna, pois a fumaça é prejudicial a este delicado ambiente.

COMO CHEGAR NO PETAR

O PETAR situa-se na região do Alto Ribeira, sudoeste do Estado de São Paulo, há cerca de 320 km da Capital, entre os municípios de Iporanga e Apiaí, podendo ser acessado pelas Rodovia Castello Branco (SP-280) até o Trevo Tietê-Tatuí > SP-127 até Capão Bonito > SP-250 até Apiaí > SP-165 até o PETAR ou pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) até Jacupiranga > SP-193 até Eldorado > SP-165 até o PETAR.


*Entre em contato e agende sua visita*

danilopetar@ig.com.br

(15) 3552-2629 / 99753-5356(VIVO)





Fonte: Destaque do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário