sábado, 5 de outubro de 2019

Visita no Parque Estadual Caverna do Diabo - 17/Ago/2014

A Mata Atlântica, além de ser um dos ecossistemas com maior biodiversidade do planeta, é reconhecida como "patrimônio nacional" pela Constituição Federal.

É o segundo maior complexo de florestas tropicais em extensão da América do Sul e está localizada predominantemente no território brasileiro, alcançando também partes dos territórios da Argentina e do Paraguai.

A Mata Atlântica cobre cerca de 1.306.421 de km², ou 15% do território brasileiro, estendendo-se pelo território hoje ocupado por 3.517 municípios de 17 estados brasileiros.


Parque Estadual Caverna do Diabo

Parque Estadual Caverna do Diabo

Parque Estadual Caverna do Diabo

Parque Estadual Caverna do Diabo

Parque Estadual Caverna do Diabo

Parque Estadual Caverna do Diabo
O Parque Estadual da Caverna do Diabo está localizada na bacia hidrográfica do rio Ribeira de Iguape.

Seus afluentes, ribeirão Tapagem e rio das Ostras, adentram a cavidade da Caverna do Diabo, e após um percurso de mais de 6.000 metros, formam a cachoeira conhecida como Queda de Meu Deus, com 53 metros de altura, localizada na APA (Área de Proteção Ambiental) dos Quilombos do Médio Ribeira. 


Vale das Ostras

Vale das Ostras

Vale das Ostras

Vale das Ostras
Na Mata Atlântica há elevada riqueza de espécies de diferentes grupos, com grande número de espécies de aves, pequenos mamíferos, répteis, anfíbios e insetos.

Em quantidades menores estão os grandes mamíferos, aves de rapina e peixes. Destacam-se, dentre outros mamíferos, o bugio, além de outras espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, mono-carvoeiro e a jaguatirica.

Dentre as aves ameaçadas de extinção está o jacu.

Por essas trilhas passaram os índios, que nos legaram os nomes de lugares. Trilhas de Bandeirantes, Eldorado, trilhas do ouro, que trouxeram, por sua vez, as trilhas negras de escravos. Tristes trilhas do extrativismo do palmito Jussara, finalmente proibido, histórias passadas. Como um dia foram proibidas as trilhas da guerrilha, percorridas por Lamarca. Agora, nos campos, vemos bananais e, nas pradarias do Ribeira, quilombolas colhem, finalmente, os frutos da integração e do resgate histórico, além do reconhecimento, mais do que justo, da sua importância como um dos elementos de nossas raízes - africano na origem e brasileiro em essência. Hoje, o ecoturismo responsável é a trilha que, aqui, desenha o futuro promissor para todos.

Entre em contato 15-99753-5356 e venha desfrutar dessas belezas naturais na Mata Atlântica em trilhas, cachoeiras e cavernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário