segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O PETAR

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) foi criado em 1958 para garantir a conservação do patrimônio espeleológico e paleontológico, e a biodiversidade da Mata Atlântica e das cavernas da região.


Com área de 35.884,28 ha, o PETAR reúne áreas nos municípios de Apiaí, Guapiara e Iporanga. Há quatro núcleos abertos à visitação: Santana, Caboclos, Ouro Grosso e Casa de Pedra. As populações vizinhas ao PETAR são diversificadas, incluindo comunidade quilombolas, ribeirinhas e de pequenos e médios agricultores.


O PETAR situa-se no maior contínuo de Mata Atlântica do país, incluindo outras Unidades de Conservação (UCs), como os Parques Estaduais Intervales, "Carlos Botelho" e Caverna do Diabo, a Estação Ecológica de Xituê e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Serra do Mar e dos Quilombos do Médio Ribeira.


O parque abriga mais de 400 cavernas, com ocorrência de dezenas de sítios arqueológicos de diferentes períodos de ocupação, sítios paleontológicos no interior de cavernas (com ossadas de preguiças-gigantes, toxodontes, tigre-dente-de-sabre e outros) e espécies características da Mata Atlântica.
A amplitude do relevo, que vai de 60 m no rio de Pilões (afluente do rio Ribeira de Iguape) a mais de 1.100 m (alto da Serra de Paranapiacaba), condicionou a formação e a manutenção de diferentes tipos de vegetação, como: canelas, cedros, bucuvas, cajaranas, goiabeiras e palmito-juçara. Propiciou, também, a manutenção da fauna associada, que reúne espécies como a onça-pintada, o mono-carvoeiro, o gavião-real e a lontra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário