quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A MATA ATLÂNTICA

Mais de 80% da população brasileira vive nos domínios da Mata Atlântica, da qual restam pouco mais de 7% do território original.
Mesmo reduzida e fragmentada, seus ecossistemas ainda abrigam imensa riqueza de espécies animais e vegetais, e contam com altos índices de biodiversidade.


O patrimônio representado pela Mata Atlântica vai além da riqueza da biodiversidade, da proteção dos solos e dos mananciais de água potável e da exuberância paisagística. Sua riqueza é igualmente importante para a cultura nacional, como nas artes, na mitologia popular, na arquitetura e em todos os campos da cultura brasileira, e continua deixando sua influência e marcando nossa história.


A presença de diversas comunidades tradicionais (indígenas, caiçaras, quilombolas, etc.), é um de nossos maiores patrimônios, a diversidade étnica e cultural, o conhecimento ancestral sobre a ecologia da floresta e a experiência concreta de alternativas de manejá-la de forma sustentável.


Por tudo isto, a Mata Atlântica é hoje considerada um dos cinco mais importantes ecossistemas do mundo pela U.I.C.N. - União Internacional para a Conservação da Natureza. Mesmo reduzida de sua área original, forma um grande corredor ecológico no Estado de São Paulo, graças ao relevo acidentado e à pobreza dos solos das Serras do Mar e da Mantiqueira. Possui 20% de seus remanescentes florestais no Vale do Rio Ribeira de Iguape.


Araucária







Nenhum comentário:

Postar um comentário